O Cartório

O 3º Tabelionato de Notas de Itapemirim atualmente está situado na Rua Padre Amâncio, nº. 27, Centro, Itapemirim-ES, próximo a Praça Domingos José Martins. Originalmente denominado 3º Ofício de Notas e Escrivania, foi instalando oficialmente pelo Decreto-lei nº 16.198 em 05 de Agosto de 1946, porém o primeiro livro de seu acervo data de 1824 – Livro de Registro de Procurações.

Além do Tabelionato de Notas por muitos anos o ofício de Escrivania fez parte dos serviços do Cartório, interrompido apenas no ano de 1997 quando este ofício voltou ao poder judiciário capixaba.

Foram tabeliães desta serventia figuras ilustres na região de Itapemirim, como o Sr. Waldir Alves, ex-prefeito e ex-deputado estadual, e o seu sucessor o Sr. Benedito Enéas Muqui, também ex-prefeito e deputado estadual.

Muitas informações acerca da criação do Cartório foram perdidas ao longo dos anos, mas é sabido que a serventia sempre foi referência em toda região nos quesitos confiança, qualidade de atendimento e segurança jurídica, características que fizeram o 3º Tabelionato de Notas de Itapemirim exemplo de boa prestação dos serviços extrajudiciais.